1/22/2010

Encontro dos movimentos sociais

Lideranças nacionais e internacionais começam a definir plataforma unificada rumo ao Fórum Social Mundial

Nesta quinta-feira (21), representantes de movimentos sociais de 14 países se reuniram na sede da CSA (Central Sindical das Américas), na capital paulista, para discutir propostas de atuação comuns.

Até sábado (23), as lideranças integrantes da Assembleia dos Movimentos Sociais, espaço permanente de diálogo que surgiu a partir do Fórum Social Mundial (FSM), definirão uma plataforma a ser apresentada durante o fórum de Porto Alegre, de 25 a 29 de janeiro deste ano, e que também norteará um calendário de lutas global e unificado nos próximo dois anos.

O Secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores, João Felício, destacou em sua intervenção a necessidade dos debates resultarem em uma diretriz focada e organizada. “Os movimentos sociais, que tem a maior base e capacidade de mobilização, devem ter uma ação coletiva no Fórum Social Mundial. Desde o começo, a CUT questiona o formato do encontro, que tem diálogos positivos, muita reflexão, mas perde a oportunidade de elencar temas que balizem uma luta mundial. Estamos saindo de uma fase simplesmente reflexiva para realizar ações unitárias”, afirmou.

Membro da Via Campesina, na Indonésia, Indra Lubis destacou ainda que o recente fracasso da Conferência sobre Mudança Climática, em Copenhague, deve servir como exemplo. “Devemos aprimorar nossa forma de luta nos eventos internacionais”, comentou.
(leia mais)...